segunda-feira, 11 de junho de 2012

OS DONOS DO MUNDO

Nos próximos dias se reunirão no Rio de Janeiro, representante da maioria das nações do mundo para decidirem os rumos de nossa ecologia sob o título de Rio + 20.

Será que a Europa e, principalmente, os EEUU, verdadeiros talibãs xiitas da ecologia, têm moral para querer impor alguma coisa nesse sentido? Primeiro eles arrasaram com suas florestas para depois exigirem tudo dos países emergentes. Se, ao menos, eles nos indenizassem com valores altíssimos, sem querer se autodenominar donos de nossas matas e rios - como o disse Margareth Tatcher, Gobarchov e vários outros governantes durante suas estadas no poder - haveria alguma coerência mas, não é o que vem acontecendo.

Na verdade, é sempre assim que eles agem. Possuem bombas nucleares e não permitem que outras nações, como o Irã e a Coréia do Norte a possuam, só seus aliados como Israel, India e Paquistão podem.

Nos últimos dias o noticiário televisivo tem dado ênfase à foto da menina vietnamita que corria desesperada, com o corpo nu e queimado, após os States jogarem - criminosamente - bombas de napalm sobre sua cidade, matando centenas ou milhares de civis.

O governo norteamericano (leia-se George Bush pai) não foi condenado por genocídio e também não procurou a menina para desculpar-se e indeniza-la pelo horror e graves sequelas sofridas por ela. Se não o fizeram antes, agora que estão com as finanças combalidas é que não farão. E, o pior, é que inúmeros ídolos populares, com a melhor das intenções, agem como vaquinhas de presépio e dão apoio irrestrito a essas campanhas cuja argumentação não retrata a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário