segunda-feira, 1 de agosto de 2011

PEDÁGIO OU ASSALTO?

Foi para dar dinheiro aos empreiteiros, que não estavam recebendo nenhuma estrada para reformar e faturar horrores, que FHC entregou em suas mãos as estradas brasileiras para faturarem pedágios e mais pedágios às custas de quem possui carro. Uma roubalheira pois a lei é bem clara: Um tributo não pode ser cobrado duas vezes. No entanto, uma parte do imposto cobrado nos combustíveis é para a conservação das estradas. Uma parte do IPVA também, tem a carteira de motorista e outras coisitas mais. Não é bi nem tri-tributação, é bem mais.
Esse achacar não tem limites. Os pedágios são cobrados pela mesma concessionária, no Estado do Rio, na BR 101, em curto trajeto, várias vezes, na ida e na volta. E, não é um caso isolado, a roubalheira se repete em várias estradas do Brasil. Se tudo isso não bastasse, eles recebem a estrada pronta, não satisfeitos, acabam de subir os preços do roubo, perdão, do pedágio, Brasil à fora. Coincidência ou cartel?
Pensava-se que Lula acabaria com isso mas não acabou. Dilma, também, parece que não dará um fim a isso.
OS COMBUSTÍVEIS
Antes, os combustíveis eram taxados pelo governo. O lucro dos postos girava em torno de 5% e era um excelente negócio pela rotatividade. Sei disso porque eu estava montando um posto de combustíveis e fiz todos os estudos de viabilidade. Veio o FHC (novamente ele) e liberou os preços nospostos. Em entrevista, naquela ocasião, FHC declarou que se houvesse abuso ele voltaria a controlar os preços. Houve e continua havendo abusos desenfreados e o sociólogo nada fez para coibir. Hoje o lucro é várias vezes multiplicado sobre o praticado naquela época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário