sábado, 6 de fevereiro de 2010

CURIOSIDADES

Todo mundo sabe como surgiu o nome Olinda para a bela cidade pernambucana. Quando o bandeirante, do alto da montanha, avistou o lugar onde fundaria uma vila não conteve seu entusiasmo e disse: "oh! linda!" estava decidido o nome do vilarejo ...

E a expressão "Amigo da Onça", para dizer que determinada pessoa é falsa, que suas atitudes são para prejudicar o outro? quem sabe como foi criada? Pois bem. Tal expressão surgiu a partir de uma piada em que dois caçadores dividiam uma barraca quando um perguntou ao outro: - E se aparecesse uma onça agora? - Eu dava um tiro nela. - E se você estivesse sem arma? - Eu usava o facão. - E se você estivesse sem facão.? - Eu subia numa árvore. - E se não houvesse árvore? - Eu corria. - E se você estivesse paralizado de medo? - Afinal... você é meu amigo ou amigo da onça?
Em 1943, Leão Gondim, que era diretor da revista O Cruzeiro, solicitou ao genial Péricles que criasse um personagem que sempre aprontasse alguma sacanagem com alguém mas que tivesse a cara do carioca (idéia inspirada em um personagem argentino "El inimigo del hombre"). Péricles então aproveitou da piada dos caçadores, um sucesso na época, e criou o Amigo da Onça, e o primeiro desenho apareceu na revista em 23 de outubro do mesmo ano. Péricles desenhou o Amigo da Onça, seu maior sucesso e da revista também, durante dezessete anos. O sucesso do Amigo da Onça foi tal que o personagem superou o autor em fama fazendo com que Péricles o detestasse. Uma personalidade instável e bastante atormentada levou Péricles acabar com a vida, suicidando-se no réveillon de 1961 abrindo o gás de seu apartamento, não sem antes colocar na porta um cartaz alertando para não acenderem fósforos.

Em Pernambuco existe uma ilha cujo nome é Ilha da Sogra. Segundo o folclore local, um sujeito levou a sogra para passear lá e foi embora esquecendo-se de leva-la de volta com ele. A maré encheu e matou a velha. Daí o nome.

2 comentários:

  1. Belo texto. Uma comicidade de primeira linha. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo sr Mirson. As autoridades devem agir. João Andrade.

    ResponderExcluir