terça-feira, 10 de julho de 2012

DOM EUGÊNIO DE ARAÚJO SALES

Faleceu o arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Sales, uma das figuras mais proeminentes da Igreja Católica Apostólica Romana, um gigante da Fé Cristã. Dom Eugênio concedeu-me a honra de sua amizade. que cultivei por mais de 30 anos.

A obra evangelizadora, seus exemplos, a dedicação em tempo total a Cristo e humanista como raros, levou D.Eugênio aos mais altos cargos no Vaticano sendo respeitado por seus pares.

Dom Eugênio amava profundamente seu semelhante. Salvou, protegeu e ajudou milhares de pessoas vítimas da ditadura militar implantada no Brasil em 1964. Socorria não somente os perseguidos do Brasil mas de todas as partes da América do Sul e outras pátrias como centenas de africanos que recebia acolhida humanitária na arquidiocese do Rio de Janeiro.

Filho de Acari, no Rio Grande do Norte, Eugênio Sales nasceu em 08 de novembro de 1920, ordenou-se em 21 de novembro de 1943. Sua sagração como bispo deu-se no dia 15 de agosto de 1954. Criado e publicado Cardeal pelo Papa Paulo VI no Consistório de 28 de abril de 1969. Foi transferido para São Sebastião do Rio de Janeiro em 13 de março de 1971.

No dia 08 de novembro próximo, como fazia todos os anos, sentirei uma lacuna em meu dia pois não telefonarei para sua casa para festejar seu aniversário. Seu nome, presença constante em minhas orações a Deus, por sua saúde, permanecerá por sua alma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário