segunda-feira, 23 de novembro de 2015

A SAMARCO JÁ SABIA... E AGORA?

A Samarco sempre soube que os 9 KM de boias não segurariam nada, nem um pouquinho, da lama que ela despejou no Rio Doce. Eu também sabia, qualquer pescador, por mais humilde que fosse, se perguntado, diria que aquilo e nada era  mesma coisa.

A criminosa mineradora apresentou e executou esse "plano" de contenção somente no último minuto do prazo dado pela Justiça e, assim evitou de pagar 10 milhões de reais, por dia, de multa. Essas boias seguram óleo e não toneladas de lama de ferro, muitos metros acima do leito o rio.

A Samarco nada fez para prevenir e evitar essa catástrofe. Nada está fazendo para diminuir o monstruoso prejuízo ecológico, material e humano.

A Samarco nada está fazendo - de concreto - para impedir que outras duas barreiras, que estão com várias rachaduras, venham, a romper e, ai meu Deus! Um crime imensurável.

Uma pergunta que não quer calar: - "Quando seus responsáveis serão presos"? Quando?

Aliás, quero refazer meus cálculos, mais uma vez, sobre  sua responsabilidade material: A Samarco fez um acordo com as autoridades de depositar 1 bilhão de reais para garantir as indenizações devidas e eu, aqui em Notícias em análise, afirmei que seriam necessário uns 10 bilhões. Contudo, aprofundando mais nos cálculos, essa lama equivale a 10 vezes o volume da Lagoa Rodrigo de Freitas, obviamente 100 bilhões de reais é o cálculo mais próximo da realidade. Infelizmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário